Como exercitar a memória

No passado, acreditava-se que a inteligência era apenas um fator genético, como a cor dos olhos. Hoje, sabemos que isso não é verdade. Seu cérebro e todos os cérebros possuem plasticidade neuronal neuroplasticidade, o que permite que o cérebro faça novas conexões neurais a partir do momento em que nascemos, e melhore dependendo de como o usamos.

Pratique estes exercícios mentais retirados do Canal Minas Saúde para adultos e crianças e melhora a sua saúde mental:

Cheiro e Ação

Você pode ativar a sua memória, por um lado, um cheiro com uma tarefa específica. Por exemplo, para memorizar um número de telefone, utiliza um certo cheiro a cada vez que o marques. Você pode usar ervas aromáticas como a hortelã. Para estudar para uma avaliação, você pode mastigar uma goma de mascar usar batom de cheiro forte e utilizá-lo durante a avaliação para lembrar melhor estudado.

Lembre-se que, ao contrário de outros sentidos, nariz alcança a memória diretamente, em vez de passar por outras partes do cérebro. Por isso, é considerada como uma ferramenta para memorizar de extrema eficácia.

Em geral, quanto mais possa reconstruir o contexto em que guardou a lembrança, melhor você vai se lembrar. Isto é conhecido como memória dependente do contexto. Se tiver em conta este fator, suas técnicas de memorização serão mais eficazes.

Além do cheiro, envolve mentalmente tantos sentidos quanto possível – Relaciona a informação com cores, texturas, cheiros e sabores. Quando reescreve a informação para memoriza-la, você permite que a mesma seja gravada de forma eficiente em seu cérebro. No nosso site te ensinamos a fazer melhores associações mentais.

Crie Mapas Mentais

saude da memoria

Ao retornar à sua casa, depois de ter visitado um novo lugar, tenta desenhar um mapa da área que recorre. Repita cada vez que você visita um site novo. Estes exercícios mentais que pode envolver no seu dia-a-dia, que lhe permitem melhorar a sua memória e a sua capacidade cerebral; assim como desenvolver sua inteligência espacial.

Reduz o stress e a ansiedade

O estresse é tóxico para a memória, os químicos no seu corpo produzidos durante o estresse interferem diretamente com o processo de transferência de informações a partir da memória a curto prazo para a memória a longo prazo.
À medida que o tempo passa, o estresse crônico destrói as células do cérebro e afeta negativamente o hipocampo, região do cérebro envolvida com a formação de novas memórias e extração de recordações antigas.
Dicas para superar o estresse:

  • Estabeleça objetivos realistas
  • Expressa seus sentimentos em vez de guardá-los
  • Se concentre em uma tarefa de cada vez

A meditação reduz o stress e melhora a sua memória: a evidência científica segue demonstrando os benefícios mentais da meditação. Os estudos demonstram como a meditação melhora diferentes condições como a depressão, ansiedade, dor crônica, diabetes e hipertensão. A meditação também melhora a concentração, a criatividade e a capacidade de aprendizagem e de raciocínio.

Realiza Reformas Diários

Segundo o site Forbes, estes exercícios para exercitar a memória chamados de optimemory funciona mesmo e podem ser realizados durante um período de 4 semanas para experimentar uma melhora da memória a curto e a longo prazo.

Quando estiver preparado/a para dormir, estude tudo o que fez no dia, desde o momento em que se sustentaste. Tenta se lembrar com o máximo de detalhes possível, a apresentar em sua mente cada passo, desde o início até o fim. Com a prática, melhor será a forma em que você lembre-se detalhes e eventos durante o dia.

Para um maior grau de dificuldade, lembre-se dos eventos desde o fim até o começo.

Benefícios: melhora a sua memória, sua capacidade de visualizar, concentração e poder de observação. Você estará mais no momento, porque sabe que terá que se lembrar o que aconteça à sua volta no final do dia, então atenderás mais detalhes.

Scanners cerebrais têm demonstrado que as pessoas que meditam constantemente têm mais atividade no córtex pré-frontal esquerda, uma área do cérebro associada com sentimentos de alegria, um fator a considerar, para superar o estresse. Estes exercícios mentais aumentam também a espessura do córtex cerebral e incentivam a criação de mais ligações entre as células do cérebro, tudo isso melhora a saúde mental.

Devido a que os nossos cérebros regularmente dependem de informação visual para distinguir entre objetos, usar o toque para identificar diferenças sutis aumenta a ativação de áreas cerebrais que processam informações do sentido do tato, aumentando a força das sinapses do cérebro.

Os adultos que perderam o sentido da visão aprendem a distinguir as letras em Braille, devido a que seus cérebros desenvolvem mais vias para processar o sentido do tato.

Um exercício mental rápido para utilizar o sentido do toque: coloque um copo com moedas em seu veículo; quando precisar, tenta determinar a denominação só com o toque. Repita este exercício em seu dia-a-dia levando moedas contigo.